A principal competição de pista da Associação de Atletismo de Aveiro decorreu no passado fim-de-semana, dias 18 e 19 de Janeiro de 2020, integrou um torneio de preparação e contou, no total, com a participação de sessenta e três atletas do Grecas.
Esta competição saldou-se pela dupla vitória das equipas feminina e masculina do Grecas no Campeonato de Seniores, com a equipa feminina a vencer onze das treze provas do programa enquanto a equipa masculina venceu sete das treze provas. Em femininos, as atletas do Grecas conquistaram 21 medalhas, das quais 11 de campeãs, 3 de vice-campeãs e sete correspondentes ao terceiro lugar do pódio. Já a equipa masculina conquistou 15 medalhas, 7 de campeões, duas de vice-campeões e seis de terceiro lugar.
Individualmente, em femininos, destaque para a tripla vitória de Jennifer Gomes nas provas de 60 metros barreiras, salto em comprimento e salto em altura; Vera Lima venceu os 400 metros e os 800 metros e integrou a estafeta de 4×400 metros que também se sagrou campeã, integrando ainda as atletas Daniela Cruz, Nádia Lourenço e Miriam Suzana. Catarina Silva sagrou-se campeã nos 60 metros, prova onde Daniela Cruz garantiu o terceiro lugar do pódio; Patrícia Oliveira venceu os 1.500 metros prova que teve o pódio integralmente preenchido por atletas do Grecas com Sara Carvalho a ser vice-campeã e Laura Regalado a garantir o terceiro posto. Nos 3.000 metros novamente pódio integralmente ocupado por atletas do Grecas com Clarisse Cruz a garantir mais um título de campeã, Patrícia Oliveira a ser segunda e Sara Carvalho a garantir o terceiro lugar. Nádia Cancela renovou o seu título de campeã nos 3.000 metros marcha e Carolina Sarabando garantiu o título no salto à vara. Susana Flores foi vice-campeã no lançamento do peso com Juliana Rei a garantir o terceiro posto na mesma prova. Mariana Conde foi terceira nos 60 metros barreiras e o triplo salto e a segunda estafeta de 4×400 metros, composta pelas jovens Daniela Henriques, Maria João Vieira, Beatriz Costa e Mariana Freire subiu ao terceiro lugar do pódio.
Em masculinos, Tomás Silva garantiu os títulos nas provas de 1.500 metros e 3.000 metros; Hugo Duarte também foi duplo campeão nas provas de salto em comprimento e triplo salto e Pedro Mirassol também conquistou os títulos nas provas de 400 metros e 800 metros, enquanto Tiago Santos conquistava o título de campeão no salto em altura. Bruno Lemos foi vice-campeão nos 60 metros e Pedro Veloso também foi vice-campeão no lançamento do peso, prova onde Ricardo Freitas garantiu o terceiro lugar do pódio. Também João Ferreira garantiu o terceiro lugar nos 800 metros, Adelino Oliveira foi terceiro nos 1.500 metros, Tiago Santos também foi terceiro nos 60 metros barreiras, Jaime Santos foi terceiro nos 5.000 metros marcha e Celso Almeida também subiu ao terceiro lugar do pódio no salto à vara.
O fantástico comportamento das duas equipas teve reflexos no escalão de sub-23 com a equipa masculina a triunfar colectivamente, juntando mais nove títulos de campeões: Tomás Siva triunfou nos 1.500 metros e 3.000 metros; Pedro Mirassol foi campeão nos 400 metros e 800 metros; Hugo Duarte foi campeão no salto em comprimento e no triplo salto; Tiago Santos também campeão no salto em altura e nos 60 metros barreiras e Bruno Lemos triunfou nos 60 metros planos. Miguel Marta foi vice-campeão nos 60 metros barreiras e no salto à vara e André Fernandes foi vice-campeão no lançamento do peso. Hugo Duarte ainda foi terceiro nos 60 metros planos e João Ferreira também subiu ao terceiro lugar do pódio nas provas de 800 metros e 1.500 metros.
A equipa feminina garantiu o terceiro lugar coletivamente e teve em Laura Regalado a campeã individual nos 1.500 metros. Juliana Rei também foi vice-campeã no lançamento do peso e a estafeta de 4×400 metros (Daniela Henriques, Maria João Vieira, Beatriz Costa e Mariana Freire) também subiu ao segundo lugar do pódio. Laura Regalado foi ainda terceira nos 800 metros e Alexandra Saramago também foi terceira nos 3.000 metros.